O projeto Solos Líricos apresenta as vozes do canto lírico por meio de uma programação descontraída, com excelentes profissionais solistas que convidam o público a conhecer, em cada espetáculo, as especificidades dessas vozes. A proposta é a programação de 7 espetáculos com 1h de duração, onde entre uma peça e outra o solista apresentará características e curiosidades sobre as vozes, permitindo uma interação com a plateia criando um clima de diálogo e troca.

SOLOS LÍRICOS: TENOR

Tenor é o tipo de voz masculina mais agudo. Na música medieval era a voz atribuída à linha principal do canto. No espetáculo, o solista apresentará as principais características dessa voz destacando as variações do naipe, como o canto tenor ligeiro, lírico e dramático, através de um repertório clássico, passeando pelas obras de Giacomo Puccini, Carlos Gardel, entre outros.

Solistas que já participaram: Jordi Quelart | Ruben Araújo

SOLOS LÍRICOS: CONTRA-TENOR

Contra-tenor é a voz masculina que treina tecnicamente o falsete para cantar como Contralto. Comum em coros mistos e masculinos europeus que interpretam principalmente música dos períodos Renascentista (séc. XVI) e Barroco (do séc. XVII à primeira metade do séc. XVIII). Neste espetáculo o solista apresenta algumas peças de autores renascentistas que permitem um grande destaque desse naipe ilustrando suas principais características e descrevendo curiosidades.

Solistas que já participaram: DaNNilu | Helder Savir

SOLOS LÍRICOS: BARÍTONO

Barítono é voz masculina e intermédia que se encontra entre as extensões vocais de um baixo e um tenor. Trata-se de uma voz mais grave e aveludada que a dos tenores, porém quase nunca conta com a mesma agilidade. A identidade dessa voz é definida apenas no século XIX, como uma consequência da transformação da voz de tenor. Para esse espetáculo, o solista fala sobre as variações desse naipe e apresenta no repertório: Mozart, Julles Massenet, Carl Maria Von Weber e Carlos Gomes.

Solistas que já participaram: Marcello Mesquita | Xavier Silva

SOLOS LÍRICOS: BAIXO

O baixo é o tipo de voz masculina onde predomina o registro mais grave. Através de técnica vocal, o cantor pode alcançar as mais profundas sonoridades. Nesse espetáculo o solista fala sobre as variações da voz de baixo como Baixo barítono, o Baixo cantante e o Baixo profundo. Entre os autores: Mozart, Schubert, Puccini e Rossini.

Solistas que já participaram: Gustavo Lassen | Jonas Mendes | José Maria Cardoso

SOLOS LÍRICOS: SOPRANO

Soprano é o registro da voz feminina mais agudo. Na harmonia coral em quatro partes, os sopranos cantam as partes mais agudas, que normalmente abrangem a melodia. Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos que levam em consideração principalmente a extensão vocal e o timbre. Os três tipos básicos de voz de soprano são o ligeiro, lírico e dramático. No espetáculo a solista fala sobre as características do naipe através de repertório original com peças de Giacomo Puccini, George Gershwin e Dvorak.

Solistas que já participaram: Marly Montoni | Viviane Rocha 

SOLOS LÍRICOS: MEZZO-SOPRANO

Mezzo-soprano é a voz feminina intermediária entre o soprano e o contralto. O meio- geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave. No espetáculo a solista fala sobre as variações entre o Mezzo-soprano Lírico e o Mezzo-soprano. No repertório peças de Bizet, Camille Saint Saens, Jules Massenet e Mozart.

Solistas que já participaram: Andréia Souza | Robertha Faury | Vívian Delfini

SOLOS LÍRICOS: CONTRALTO

Uma das vozes mais raras, Contralto é o timbre feminino mais pesado e soa quase que com a plenitude de uma voz masculina. É um timbre robusto e vigoroso. Neste espetáculo serão apresentadas as características dos registros agudos do contralto e sua sonoridade escura e rica em harmônicos. O registro central: muito intenso e escuro é ágil e dinamicamente flexível, muito potente e de articulação pronta. E o Registro grave: possui grande extensão e timbre por vezes semelhante ao barítono. No repertório obras de Johannes Brahms, Verdi, Gounod, Camille Saint Saens e Schubert.

Solistas que já participaram: Ana Maria Weber | Fernanda de Paula | Tânia Viana

PIANISTA: KARIN UZUN

Natural de Ribeirão Preto, Karin Uzun formou-se no curso técnico de piano, pelo Instituto Metodista Educacional da cidade, e curso superior pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Ingressou na correpetição acompanhando cantores líricos e corais, além de tocar em aulas de balé e coreografias. Em São Paulo, veio a trabalhar com a renomada Profa. Leilah Farah, de 1996 à 2003, fato que lhe aprimorou a correpetição e a tornou vocal coach - preparadora de cantores e posteriormente professora de canto seguindo a técnica vocal deixada pela mestra Farah. Trabalhou sob a batuta dos renomados maestros brasileiros: Sílvio Barbato, Tullio Colacioppo, Luís Fernando Malheiro, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, John Neschling, Ira Levin, Roberto Minczuk, Roberto Duarte, Cláudio Cruz, Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, João Carlos Martins, Ligia Amadio, entre outros. Atualmente é conhecida no meio musical como uma “orquestra portátil”, por seu toque cheio e denso, substituindo com presteza, uma “orquestra de verdade”, além da expressividade em cada nota tocada, e o ajuste perfeito com o canto, proporcionando ao cantor e (ou) instrumentista, liberdade para expressar-se, na certeza de ser bem acompanhado. Karin acompanha instrumentistas e cantores em audições e recitais, e também montagens de ópera em outros âmbitos nacionais.

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