Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é sobre este período da vida delas que a Cia. Núcleo aborda nestas contações. Frida Kahlo, Carolina de Jesus, Virginia Woolf, Malala Yousafzai e Marina Colasanti, são as cinco mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papeis sociais.
Estas mulheres enfrentaram um sistema opressor, em diferentes partes do mundo, construindo obras e ações que representam marcos que devem ser de conhecimento de todos para avançar na discussão dos direitos humanos. A Cia. Núcleo encontrou nestes exemplos formas para apresentar, de uma maneira lúdica e divertida, estas PEQUENAS NOTÁVEIS.
Vidro, papel, metal e plástico, são elementos utilizados na reciclagem do lixo. E ideias? Também é possível reciclar? Carolina enquanto trabalhava como catadora registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil.
Carolina Maria de Jesus, nascida em 1914, teve sua grande obra publicada em 1960, e a tiragem inicial de 10 mil exemplares se esgotou em uma semana. Em seus 58 cadernos foram encontrados romances, poemas, peças de teatro e canções.
Texto e Direção: André Martins
Elenco: André Martins e Gabi Costa
Produção: Adryela Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Equipe: 3 Pessoas
Toda pessoa já foi criança um dia. E quando estes pequenos, já adultos, se tornam grandes celebridades, muito pouco do seu passado é mencionado. Frida Kahlo foi uma das principais pintoras mundiais. Nascida na cidade Coyoacán no México, desde muito nova enfrentou diversos problemas de saúde. E durante toda a sua vida encontrou na expressão artística uma maneira de atravessar estes percalços. A Cia. Núcleo traz uma história comovente deste ícone através de músicas, jogos e cultura tradicional.
Texto e Direção: André Martins
Elenco: André Martins e Renata Maciel
Produção: Adryela Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Equipe: 3 Pessoas
Malala se tornou a mais famosa adolescente quando lutou para promover a educação, em tempos de ocupação talibã, no Paquistão, e assim foi a pessoa mais nova a ser laureada com o Premio Nobel. Em seu célebre discurso na ONU ela disse: “Um professor, um aluno, um lápis e um caderno, podem mudar o mundo”.
Malala Yousafzai, nascida em 1997, é uma ativista. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres. Seu livro é um fenômeno mundial, que fala sobre uma família exilada pelo terrorismo global.
Texto e Direção: André Medeiros Martins
Elenco: André Medeiros Martins e Cintia Rosini
Produção: Adryela Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Equipe: 3 Pessoas
Autora que nasceu em Asmara, na Eritreia, viveu a infância na Itália, e imigrou para o Brasil. É uma das escritoras vivas mais celebradas da nossa literatura.
A Cia. do Núcleo realiza uma contação homenagem, entrelaçando textos seus com flagrantes da sua história. Sua primeira publicação infantil foi o livro de contos Uma Idéia toda Azul, de 1979, que logo conquistou o prêmio O Melhor para o Jovem, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Além de escrever Marina ilustrou a maioria dos seus livros, assim a Cia. realiza com este trabalho uma viagem através das suas palavras e suas criações em imagens. Uma notável contribuição na questão de gêneros e imposições sociais, Marina indica caminhos possíveis para repensar princesas.
Texto e Direção: André Martins
Elenco: André Martins e Josi Lopes
Produção: Adryela Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Equipe: 3 Pessoas
Virginia escreveu Orlando – romance que narra uma vida que durou 350 anos e passou pelos acontecimentos mais marcantes da Inglaterra. Orlando nasce homem e aos 30 anos, depois de um bom sono, acorda mulher e enfrenta os dois lados em uma mesma vida. Obra marco na história literária universal.
Virginia Woolf, nascida em 1882, foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Tem um legado intenso a partir do feminismo, trazendo inúmeras contribuições a discussão do tema.
Texto e Direção: André Martins
Elenco: André Martins e Lua Lucas Rangel
Produção: Adryela Rodrigues
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Equipe: 3 Pessoas
SENDERO CULTURAL
Adryela Rodrigues
+55 11 98431-1388 | +55 11 3213-1388
contato@senderocultural.com.br
Acesse nossas redes: